sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Evento discute prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes

     O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes promove no dia 22 de agosto, em Porto Velho (RO), o Encontro Nacional “O Impacto das Grandes Obras e a Violação de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Desafios para Prevenção da Violência Sexual”. Conforme explica a secretária executiva do Comitê, Karina Figueiredo, “com essa iniciativa pretendemos levar autoridades do governo federal e sociedade civil a debaterem os impactos sociais sobre violação dos direitos de crianças a partir de uma situação concreta vivenciada em Rondônia”. 

 

     Esse evento antecede a Assembleia Geral do Comitê Nacional de Enfretamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, no mesmo local do Encontro.
Rondônia tem sido considerado um caso emblemático, no que diz respeito aos impactos sociais gerados pelas grandes obras de desenvolvimento. Principalmente, nos canteiros das usinas de Jirau e Santo Antônio. 

     Conforme aponta o relatório da Plataforma de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais - Dhesca Brasil, em virtude dessas obras, em Porto Velho, a quantidade de crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual, no período de 2007 a 2010, cresceram 18% e o número de estupros 208%. Além disso, houve um aumento de 44% no número de homicídios dolosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário