Lançada pela revista Logos3- Ética e Empreendedorismo Social em parceria com o Instituto Chamaeleon, objetivo é arrecadar fundos para manter o atendimento a jovens e seus familiares
O número de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e maus tratos é cada vez maior. Para quem sofre, os danos psicológicos e físicos podem ser enormes. Para tentar minimizar o problema, diversas instituições oferecem apoio às vítimas. Uma delas, o Instituto Chamaeleon, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), funciona há quatro anos no Sudoeste, mas hoje sofre com a falta de recursos para manter e até aumentar o atendimento.
“Desde o início do projeto, já atendemos 500 jovens e suas famílias e capacitamos 100 professores e diretores de escolas do DF e entorno. Atualmente contamos com recursos próprios e de alguns parceiros apoiadores, mas enfrentamos muitas dificuldades, como falta de recursos, de materiais e de apoio logístico para ministrar palestras e cursos de prevenção e capacitação de multiplicadores”, lamenta a fundadora do instituto, Beatriz Schwab.
No instituto é feito atendimento psicológico, pedagógico e musicoterápico às vítimas. Há, ainda, grupos terapêuticos para as famílias, além de parcerias com médicos. “Como forma de conscientização e prevenção realizamos workshops em eventos e na comunidade em geral”, conta Beatriz. O Chamaeleon passou a atender, também, mulheres vítimas de violência doméstica no projeto Ser Mulher. Todos os jovens encaminhados ao projeto chegam por meio da Vara da Infância e Juventude, pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, Ministério Público e indicações de parceiros.
Busca de recursos
Para tentar arrecadar fundos para o instituto, a Chamaeleon acaba de firmar uma parceria com a revista Logos3- Ética e Empreendedorismo Social, lançada este ano em Brasília, com o objetivo de mostrar ações voltadas para o terceiro setor. “É a Campanha do Bem, uma ação social para chamar a atenção para uma realidade desconhecida de muitos: a violência em suas várias modalidades contra crianças e adolescentes em situação de risco social”, explica um dos diretores da revista, Gelson Leite.
A Campanha do Bem será lançada oficialmente no dia 2 de agosto, mas já começa a funcionar a partir da próxima quarta-feira (20), quando a 2ª edição da Logos3 estará nas ruas. “Para aderir à Campanha do Bem, basta comprar um exemplar da revista, pois parte da renda será revertida ao Instituto Chamaeleon”, explica Gelson Leite. A revista estará à venda em pontos de distribuição fixos, como restaurantes, livrarias e bancas de revista ou poderá, ainda, ser adquirida no próprio Instituto Chamaeleon, que fica na CLSW 105 Bloco C – Sala 153 – Edifício Diana Mall Busines. Maiores informações: 3234-2068. Os locais de venda da revista serão divulgados no blog da Campanha: http://www.campanhadobem2011.blogspot.com/.
A SABER é uma das instituições que luta por este tipo de causa e, juntamente com a rede solidária, se esforça para transformar a vida de jovens e suas famílias, gerando cada vez mais trabalho, renda e oportunidade. Parabéns pelo trabalho Gelson. Conte sempre Conosco.
ResponderExcluirAline Porcina
Assessora de Impresa
SABER - SOLUÇÕES CRIATIVAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS
WWW.SABER.ORG.BR